Belém do Pará, início do século XX, Cafeteria Avenida na esquina das avenidas de Nazaré e Generalíssimo Deodoro. Era o começo de uma saga na área gastronômica da cidade.
Viremos as páginas do tempo. Estamos em 1954. Em janeiro aporta na cidade Fernando José de Oliveira, natural da freguesia de Milheirós de Poiares - Portugal. Vem, como tantos outros imigrantes, tentar a vida no Brasil. Na bagagem, traz uma enorme vontade para trabalhar e vencer.
Durante um ano trabalhou numa empresa de panificação, e
em 1955, constitui sociedade com um amigo e tornando-se sócio-proprietário do Avenida que, a partir desse momento, começa a passar por um processo de modernização (estrutura física e cardápio) para melhor atender seus clientes. Esta sociedade perdurou até o ano de 1959. De 1961 a 1992, o jovem Fernando formou nova sociedade com seu irmão Norberto Correia Oliveira, falecido em 1993.
Um grande incêndio, em 1974 destruiu completamente as instalações do restaurante, em cuja estrutura predominava a madeira. Na esquina em frente, foi construído um novo prédio onde se estabeleceria o restaurante no térreo, onde atualmente existe uma farmácia. Após alguns anos, nova reforma e o restaurante sobe para o 1º andar, onde está até hoje.
Sua localização é privilegiada, situado bem em frente ao CAN – Centro Arquitetônico Nazareno e à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Desde 1975 passou a ser denominado de Restaurante Avenida.
Desde muito jovens, os filhos de Fernando (falecido em setembro de 2000) - Fernando José de Oliveira Júnior (advogado) e Ana Paula Oliveira Chaves (administradora de empresas) começaram a trabalhar com o pai e, atualmente, assumem a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de uma vida inteira, feita com muito amor e dedicação, prezando sempre pela qualidade e, acima de tudo, com muita coragem para enfrentar os graves desafios que a economia do país tem enfrentado ao longo de décadas.
O Restaurante Avenida tem público cativo, pessoas que o freqüentam diariamente. É com bastante freqüência que se ouvem expressões como "meu pai pediu a mão de minha mãe em casamento aqui" ou " a festa de batizado de meu filho foi no Avenida, lá do outro lado e hoje festejo aqui os quinze anos de minha neta". Sem dúvida, o Avenida tem muitas histórias para contar, de grandes políticos e artísticas de renome nacional e internacional.
É um ponto de referência gastronômico de alta qualidade. Tem uma infra-estrutura impecável para bem receber "os de casa" e os que aqui chegam para conhecer as maravilhas da cidade de Belém.
Suas instalações passaram em 1989 por uma grande reforma, buscando-se rejuvenescer o restaurante e equipá-lo com o que há de mais moderno em termos de comodidade. Inclui três confortáveis ambientes para refeições, disponibiliza internet sem fio para os clientes, banheiros revestidos de mármore e um espaço dedicado às crianças. Possui sistema de ar condicionado central. Para enriquecer o ambiente, as paredes foram decoradas com fotografias do renomado fotógrafo paraense Luiz Braga, captando as belezas da arquitetura da cidade.
Oferecendo um cardápio variado, procura conciliar diferentes paladares, a cozinha de padrão internacional e a culinária tipicamente paraense.
Já ultrapassaram fronteiras as notícias sobre seus pratos regionais como o pato no tucupi, maniçoba, sucos e sorvetes com frutas da região, caças como veado, paca, cobra, anta, jacaré, tartaruga, camaleão, capivara, cotia e peixes defumados, enfim, toda a riqueza de aromas e sabores da Amazônia - esta região fascinante. Aliás o Avenida foi o pioneiro no uso de ingredientes locais, no uso de frutas da região, e hoje sem dúvida é o restaurante mais antigo de Belém em funcionamento, afinal já se vão 63 anos!
Atualmente, o Restaurante Avenida trabalha com o serviço "a la carte" e "buffet" (às sextas e domingos no almoço), sem folgas para feriados, sempre disposto a prestar o melhor atendimento a seus clientes. É um lugar excelente para reencontrar amigos, bater aquele papo descontraído e festejar datas importantes, como aniversários, casamentos e colações de grau.
Então, BOM APETITE